quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Conheça o Museu Nacional do Mar



O Museu Nacional do Mar - E.B recebe diariamente a visita de escolas, grupos e instituições, além das visitas livres ao Museu.




As visitas quando agendadas contam com a participação das esquetes teatrais interpretadas pelas atrizes Rosane Bonaparte e Renata Vareschi.






                                           
O projeto Educação Museal é realizado com o apoio da Arcelor Mittal
www.arcelormittal.com/br/vega/




Não fique em casa...Venha para o Museu Nacional do Mar-EB. Além das esquetes teatrais você pode participar das oficinas, escola de música, remo e vela, sarau e da fantástica biblioteca... Agende seu grupo.

Para mais informações:
          
Telefone: (47) 3444-1868 / (47) 3444-2612



PROGRAMAS E PROJETOS DESENVOLVIDOS NO MUSEU NACIONAL DO MAR -EMBARCAÇÕES BRASILEIRAS

Conselho Gestor: IPHAN –Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/FCC – Fundação Catarinense de Cultura/PMSFS-Prefeitura de São Francisco do Sul/ AAMNM – Associação dos Amigos do Museu Nacional do Mar-Embarcações Brasileiras).
(Gestão Associação dos Amigos do Museu Nacional do Mar-Embarcações Brasileiras, com a parceria de empresas e instituições).
Museu Nacional do Mar-Embarcações brasilieiras, fundado em 1991
Associação fundada em 1992

1. PROGRAMA SALVAGUARDA DA MEMÓRIA NAVAL BRASILEIRA

1.1. Projeto “Coleção Álvares Câmara Século XXI”. A pesquisa está sendo realizada por três importantes modelistas navais brasileiros: Conny Baumgart de São Francisco do Sul, Heitor Xavier de Brasília e Lauro Pereira Junior de Laguna. A coleção está sendo reproduzida na  escala 1:25  e já somam 87 modelos  das mais variadas tipologias de embarcações a vela do Brasil. Já itinerou por alguns estados brasileiros: Brasília, Bahia, Maranhão, Santa Catarina e Rio de Janeiro. No momento está sendo preparada para retornar a Brasília.
1.2. Projeto “Apoio a Formatação do Centro de Referência do Patrimônio Naval Brasileiro”.
Projeto em desenvolvimento com o IPHAN.
Importante: em dezembro de 2010 o Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras teve o seu acervo tombado, pelo IPHAN.
1.3. Projeto “Barcos do Brasil” – pesquisa e aquisição de nove embarcações da região sudeste e nordeste brasileiro, com o IPHAN.
1.4. Projeto “Maquete do Centro Histórico de São Francisco do Sul”- década de 30 e 40, na escala de 1:75 está sendo realizado já alguns anos, pelo modelista naval Conny Baumgarten.
1.5. Projeto “Alves Marinha”- escala natural, com duas aves para cada espécie, totalizando 150 aves, somando 75 espécies, como: albatroz, gaivotas, Trinta-rés, Atobá, etc. para ambientação do MNM-EB, com o IPHAN.
1.6. Projeto “Reparo de Embarcações Brasileiras e Artesanato Naval” – Projeto permanente, realizado por dois mestres. Um mestre canoeiro Raul e pelo modelista Conny, ambos com 83 anos de idade. Privilegio do Museu, conviver com esses saberes.

2. PROGRAMA DE EDUCAÇÃO MUSEAL

2.1. Projeto “Uma Noite no Museu” – O projeto acontece nos finais de semana, para crianças do 5º e 6º ano, com agendamento. Informe-se na Secretária do Museu.
2.2. Projeto Esquetes Teatrais – acontecem de terça as sextas feiras das 10 às 16 horas, com agendamento e atende todas as idades, em grupo. O esquetes são: “O Homem e o Mar”; " A Benzedeira", " A Gaivota" “A Lenda do Boto Rosa”;  “O Jangadeiro” e a “Mulher “Rendeira”, "A viagem de Gonneville", "Lendas do São Francisco". Apoio Cultural: AcelorMittal.
2.3. Projeto “Monitoramento”: ocorre durante a visitação no Museu, com a realização de intervenções poéticas relativas ao Mar.
2.4. Oficinas de Artesanato Naval: Sucesso! As Oficinas de Artesanato e as Embarcações Tradicionais, desenvolvidas na oficina de carpintaria, do Museu Nacional do Mar, pelo Mestre Raul Rocha de 83 anos de idade, da Vila da Glória. Exímio fazedor de canoas é responsável pelas aulas. O objetivo das oficinas é colaborar para a qualificação do artesanato local e com a renda familiar, qualificar as pessoas interessadas e despertar para a tradição do saberes e dos fazeres dos Mestres construtores de embarcações e utensílios da vida naval.
Mulheres pescadoras da comunidade de Iperoba deram um show de participação. Assíduas estão atentas ao repassar do Mestre. Por solicitação dessas mulheres a oficina continua, todas as terças feiras, no período da tarde, agora “aprendendo a fazer remo”.
Já o colaborador Fábio Roberto dos Santos, ministra a oficina de “Nós de Marinharia”, também como o mesmo objetivo, repassar o conhecimento e as formas de fazer os inúmeros tipos de nós para a confecção de chaveiros, quadros, tapetes, cintos, etc. A criatividade comanda a turma. Apoio Cultural : AcelorMittal

2.5. Projeto “Navegação”: A Associação Amigos do Museu Nacional do Mar adquiriu 8 barcos opimist para ampliar o projeto “Escola de Navegação Rumo ao Mar”. No projeto, Luciano Saraiva é instrutor de Vela e Luiz Arthur instrutor de Remo. Traga o seu filho para essa experiência. Ela é gratuita. Apoio Cultural: Feira da Partilha

2.6. Projeto “Toda Família no Museu”, reservado o dia 15, com entrada gratuita a todos os visitantes. Instituído a exemplo de outras instituições nacionais e internacionais.

      3. Programa de Extensão Comunitária:
3.1. Projeto “Música no Museu”.
A Associação dos Amigos do Museu do Mar contratou o músico Ricardo Angioletti Vieira para incrementar Projeto Música no Museu. O objetivo é a formação de Orquestra de corda no Museu. Profissional qualificado se junta a outros contratados: Nancy Cristine Gomes Vieira (piano), Nilsen Maria Prin Borges (piano), José Luiz Simas (teclado), André Olímpio de Oliveira (Recitais de Piano comentado). Ricardo está responsável pelas aulas de violão e violino. Todas as aulas são gratuitas e contam com o Apoio Cultural da Feira da Partilha.  Alunos de 07 a 17 anos.
3.4. Projeto “Sarau Literomusical”- Na maioria das vezes temático. Realiza lançamento de livros e promove a discussão e interação democrática. Ocorrem todas as segundas, segundas feiras no mês, no espaço do café do Museu.
3.3. Projeto “Proseando com o Marinheiro” – Todas as 3ª feiras das 10h às 11h – 14h30 às 15h30, somente com agendamento, e tem como objetivo repassar vivências, trocando experiências profissionais com os alunos. A Marinha do Brasil através da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul é parceira do Projeto. Alunos de 6 anos.

Velejadores do Terceiro Cruzeiro Costa Sul / Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro visitam o Museu Nacional do Mar, são recebidos pela Diretora Ana Lúcia Coutinho e a Bibliotecária Cleonisse Schmitt,  são presenteados com o livro: “São Francisco do Sul, muito além da viagem de Gonneville”, de autoria de Silvio Coelho dos Santos, Aneliese Nacke e Maria Jose Reis.
Em maio, o Veleiro “BABY SAC”, da Argentina, ficou apoitado por dezessete dias no Museu. O “AUSGANG” em viagem para Cananéia também fez realizou uma visita e estadia no Museu. Já o “JACOPO” e “LEVIATÃO” da região são presentes neste cenário. Sempre em busca de lazer.
A todos os velejadores bons ventos e voltem sempre!

O Museu conta com uma biblioteca temática especializada com mais de 2.500 títulos, coleção de selos, cartas náuticas, manuscritos, obras raras e fotografias. Venha conferir e compartilhar esse conhecimento.

Venha visitar o Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras. Agende!
Entrada gratuita para alunos de escola pública e para pessoas acima de sessenta anos.
Estudante com carteira atualizada R$2,00 e adulto R$5,00.

Rua Manoel Lourenço de Andrade, S/N
Centro Histórioco
São Francisco do Sul
Santa Catarina - SC

Telefones: (47) 3444-1868
                          (47) 3444-2612

Confira os sites: www.eravirtual.org
                             www.museunacionaldomar.com.br

                                                                                                       Hst. Ana Lúcia Coutinho
                                                                                                        Diretora do Museu nacional do Mar-Embarcações Brasileiras
2011

Concerto DUO Rosenete Eberhardt e Marcus Llerena



No dia 25 de agosto 2011, ás 20h, foi apresentado no Auditório no Museu Nacional do Mar - E.B. na cidade de São Francisco do Sul, o Concerto DUO Rosenete Eberhardt e Marcus Llerena - Canto e Violão em Turnê Catarinense 2011 "Da Renascença ao Contemporâneo".
  
O Museu Nacional do Mar - EB e sua equipe, agradecem a todos que prestigiaram o concerto na noite de quinta-feira - 25 de agosto e agradece ao casal musicista que emocionou os presentes com a qualidade e a grandeza da sintonia em suas apresentações, por escolher a cidade de São Francisco do Sul, incluindo o Museu Nac. do Mar - EB, na Turnê pelo Estado de Santa Catarina.
 
Muito obrigada pela parceria!
 
Abraços,
 
Cleonisse Schmitt
Bibliotecária CRB 14-733
Museu Nacional do Mar - EB
 
Informações sobre o DUO: www.duoeberhardtllerena.com.br
Segue o release do Concerto DUO Rosenete Eberhardt e Marcus Llerena: