sexta-feira, 30 de setembro de 2011

III Recital de Piano Comentado 2.011 - Período Romântico

Recital de Piano Comentado – Período Romântico

Ana Lucia Coutinho, diretora do Museu Nacional do Mar e Cleonisse Inês Schmitt, coordenadora do Projeto Música no Museu do Mar, receberam a Pianista Madame Juliette Delefpinasfe , de naturalidade francesa e a Doutora Thais Maria de Campos Dobner de Bombinhas, para o Recital de Piano Comentado Período Romântico, ocorrido no dia 29 de setembro, no Museu Nacional do Mar. As pianistas tocaram a quatro mãos, músicas do compositor austríaco - Anton Diabelli, abrilhantando o Recital. As pianistas foram convidadas e acompanhadas ao violino pelo músico e professor do projeto Ricardo Luis Vieira.

O Recital contou com a participação dos alunos do projeto e de seus professores: Nancy Cristine Gomes Vieira e Nilse Prim Borges(piano), José Luis Simas(Teclado) e Ricardo Luis Vieira(violino e violão), em duas edições às 9h30min. e 15h. As Escolas EBM Caic Irmã Joaquina Busarello, Escola Estadual Básica Victor Konder, Associação Francisquense de Ensino, Escola Estadual Básica Eng. Annes Gualberto, Peixinho dourado e CMEI Pequeno Príncipe com seus alunos e professores participaram ativamente da programação, com a apresentação das atrizes do Museu Rosane Bonaparte e Renata Vareschi.

Em visita ao Museu Nacional do Mar, pescadores e mulheres pescadoras, da cidade de Biguaçu, conduzidos pela EPAGRI daquela cidade e da cidade de são Francisco do Sul participaram do evento e saíram encantados com o Museu e a oportunidade de participarem do evento.
Ao todo mais de 300 pessoas participaram do Recital de Piano Comentado – Período Romântico!
















quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Fotos da semana...


As atividades no Museu Nacional do Mar não param! Todas as semanas são escolas, grupos e projetos sendo desenvolvidos com muito carinho pela equipe do Museu.


Interação e aprendizado!


Grande movimento de escolas!


Rancho de pesca e a Esquete Teatral


Aula de piano com a professora Nancy Gomes Vieira


Elaine atendendo as crianças na loja de artesanato do Museu




Oficinas de Artesanato Naval

Sucesso! As Oficinas de Artesanato e as Embarcações Tradicionais, desenvolvidas na oficina de carpintaria, do Museu Nacional do Mar, pelo Mestre Raul Rocha de 83 anos de idade, da Vila da Glória. Exímio fazedor de canoas é responsável pelas aulas. O objetivo das oficinas é colaborar para a qualificação do artesanato local e com a renda familiar, qualificar as pessoas interessadas e despertar para a tradição do saberes e dos fazeres dos Mestres construtores de embarcações e utensílios da vida naval. Mulheres pescadoras da comunidade de Iperoba deram um show de participação. Assíduas estão atentas ao repassar do Mestre. Por solicitação dessas mulheres a oficina continua, todas as terças feiras, no período da tarde, agora “aprendendo a fazer remo”.

Confira abaixo belas miniaturas feitas por alunos da Oficina:




quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Acontecimentos da semana...

Na tarde de ontem (21/09/11) a direção do Museu Nacional do Mar (Ana Lúcia Coutinho), a coordenadora do Projeto Navegação "Rumo ao Mar" (Cleonisse Schmitt) e o professor de remo Luiz Arthur Amarante receberam como contribuição e incentivo ao projeto, na forma de comodato e motor um bote  por 5 anos dos empresários Jaqueline Gamper e Gustavo Gamper da Empresa Gamper.


Nesse dia também recebemos a visita de Roland Berger que mora em Ribeirão Pires/SP, ele trouxe um grupo de suiços para conhecer o Museu Nacional do Mar.


Vendo a esquete Teatral...
Roland Berger traduzindo aos colegas e explicando a cena.






Na biblioteca Kelvin Duarte, recebe
das mãos de Ana Lucia Coutinho,

O livro: "São Francisco do Sul: Muito além da viagem de
Gonneville" com Cleonisse Schmitt.


Projeto Navegação


Os programas realizados no Museu atendem à comunidade. Têm como finalidade, oportunizar aos cidadãos o contato com o mar, oportunizando o esporte. Os Projetos realizados, entre eles, o Projeto Navegação, busca, além de salvaguardar o patrimônio material e imaterial naval brasileiro, dar visibilidade as ações desenvolvidas na instituição e estimular o vínculo permanente da comunidade com o museu.

Abaixo confira fotos das aulas de vela e remo ministradas pelos professores Luciano Saraiva e Luiz Arthur Amarante.

Esse projeto ocorre desde setembro de 2.010 sob coordenação de Cleonisse Schmitt.





Cartaz de divulgação na época das inscrições


terça-feira, 20 de setembro de 2011

III Recital de Piano Comentado 2.011

18/09/11 - Secretária de Educação de Porto Belo/SC

No último sabádo (18/09) o Museu recebeu escolas agendadas pela Secretária de Educação de Porto Belo/SC:

Escola Municipal Nair Rebelo dos Santos
Escola Municipal Catarina Benedita Guerreiros
Escola Municipal Pedro Alemão

Totalizando 80 alunos acompanhados de 8 professoras. A faixa etária das crianças estava entre 9 e 11 anos.

Agende sua escola ou grupo! (47) 3444-1868
Entrada gratuita para alunos de escola pública e para pessoas acima de sessenta anos.Estudante com carteira atualizada R$2,00 e adulto R$5,00.

 
Recepção
"A Viagem de Gonneville"

"A Benzedeira"
"Gaivota"

"Mãe D' Água"

Dia 14/09/11 - Escola Indígena Laranjeiras

O Museu Nacional do Mar recebeu no dia 14 de setembro a visita da Escola Indígena Laranjeiras de São Francisco do Sul, foram 32 alunos (entre crianças da 1ª,2ª e 3ª séries e estudantes do EJA). Um passeio muito significativo e animado tanto para os visitantes quanto para a equipe do Museu.

 









Setembro/2.011

Os professores de vela Luciano Saraiva e Luiz Arthur.

Aulas de violino com o professor Ricardo Luiz Vieira.
 
Aulas de Piano com a Professora Nilse Prim Borges.

Oficina de artesanato naval com o Sr. Raul Geraldo da Rocha.

Cleonisse Schmitt e Ana Lúcia Coutinho com as atrizes.